Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Globo após o primeiro turno das eleições, o candidato pelo PSB ao governo do Distrito Federal, Rollemberg, lidera a disputa com 52% das intenções de voto. Seu oponente do PR, Jofran Frejat, tem 35% das menções. Pretendem votar em branco ou nulo 8% dos entrevistados e 5% não sabem ou preferem não responder.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Rollemberg aparece com 60% e Frejat com 40%.
Destaque por segmentos
Rollemberg alcança maior proporção de simpatizantes entre os eleitores mais escolarizados (59% dos votos totais) e com renda familiar acima de cinco salários mínimos (58% dos votos totais).
Por sua vez, Frejat se destaca entre os eleitores que concluíram até a 4ª série do ensino fundamental (46% dos votos totais), entre os que cursaram da 5ª a 8ª série do mesmo nível (41% dos votos totais) e entre os que têm renda familiar até dois salários mínimos (43% dos votos totais).
Intenção de voto espontânea
Quando os entrevistados não recebem auxílio de um disco com os nomes dos candidatos, o pessebista tem 47% das menções, enquanto Frejat é lembrado por 32% dos eleitores da capital do país. Um a cada dez entrevistados declara intenção de votar em branco ou nulo e outros 11% não sabem responder.
Expectativa de vitória
A maioria do eleitorado do Distrito Federal (58%) acredita em uma vitória de Rollemberg no próximo dia 26. Já os que acreditam que Jofran Frejat será eleito somam 26% e outros 15% não sabem ou preferem não responder.
Intenção de voto para presidente
Na disputa presidencial, Aécio Neves (PSDB) tem 63% das intenções de voto entre os eleitores do Distrito Federal, enquanto a presidente Dilma (PT), candidata à reeleição, tem 28%. Aqueles que pretendem votar em branco ou nulo somam 5% e os que não sabem ou não respondem à pergunta correspondem a 4% dos entrevistados.
Analisando apenas os votos válidos, o peessedebista obtém 69% das menções no Distrito Federal, ante 31% da atual presidente.
Avaliação da atual administração
Comparado à pesquisa realizada antes da realização do primeiro turno, piora a percepção do eleitorado do Distrito Federal sobre a administração do atual governador Agnelo Queiroz. Aqueles que consideram seu governo como ruim ou péssimo somavam 45% no final de setembro e agora somam 54% das respostas. Os que avaliam como regular vão de 32% para 29%, enquanto os que o consideram como ótimo ou bom caem de 20% para 15%. A aprovação do governo de Agnelo cai de 29% para 22% e a desaprovação sobe de 61% para 70% das respostas.