A primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Anhanguera
após o primeiro turno das eleições traz Marconi Perillo (PSDB) à frente na disputa pelo governo de Goiás, com 50% das intenções de voto. A peemedebista Iris Rezende tem 39% das menções. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 8% dos entrevistados e 3% não sabem ou preferem não opinar.
Votos válidos: Marconi Perillo 56% X Iris Rezende 44%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Marconi tem 56% das intenções votos, enquanto Iris aparece com 44%.
Destaque por segmentos
As intenções de voto em Marconi Perillo são mais expressivas entre os eleitores que estudaram até a 4ª série (58%), aqueles com idade de 45 a 54 anos, os que têm 55 anos ou mais e os com renda familiar superior a cinco salários mínimos (55% em cada grupo). Já o peemedebista Iris Rezende se destaca entre os jovens de 16 a 24 anos, segmento que atinge 50% das menções.
Intenção de voto espontânea
Quando os entrevistados não são estimulados com o disco contendo os nomes dos candidatos, o peessedebista aparece com 46% das menções, enquanto Iris Rezende é mencionado por 36% dos eleitores goianos. Os entrevistados que declaram a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 8% e outros 10% não sabem responder.
Expectativa de vitória
Para dois terços dos eleitores (66%) Marconi Perillo será reeleito governador de Goiás, enquanto 20% acreditam que Iris Rezende sairá vitorioso no próximo dia 26. Preferem não opinar a respeito 14% dos entrevistados.
Intenção de voto para presidente
Em Goiás, o candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, esta à frente com 54% das intenções de voto. A petista Dilma tem 37% das menções. Os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular o voto são 6% e os indecisos representam 3% do eleitorado.
Levando-se em conta apenas os votos válidos, Aécio Neves aparece com 60% e Dilma com 40%.
Avaliação da atual administração
Em relação à pesquisa realizada antes do primeiro turno, há ligeira melhora na percepção do eleitorado goiano sobre a administração do governador Marconi Perillo. Aqueles que consideram seu governo ótimo ou bom somavam 39% no final de setembro e agora totalizam 43% das respostas. A proporção de entrevistados que considera sua administração regular permanece a mesma (33%), enquanto os que a avaliam como ruim ou péssima oscilam de 23% para 21%. A aprovação do governo de Perillo sobe de 52% para 56% e a desaprovação oscila de 38% para 35% das respostas.