Entre os dias 13 e 16 de outubro, o IBOPE Inteligência realizou, em parceria com a TV Amazonas, a primeira pesquisa de intenção de voto no Amazonas após o primeiro turno. O atual governador, José Melo (PROS), tem 49% das intenções de voto, enquanto o senador Eduardo Braga (PMDB) apresenta 44% das menções (considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, p.p., os candidatos encontram-se em situação de empate técnico). Eleitores amazonenses que têm a intenção de votar em branco ou nulo são 3% e aqueles que não sabem ou não opinam somam 4%. Apesar da vantagem numérica de Melo, ainda não é possível afirmar quem ficará à frente do governo do Amazonas em 2015.
VOTOS VÁLIDOS: MELO 53% X EDUARDO BRAGA 47%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, o atual governador tem 53%, contra 47% do peemedebista.
Destaque por segmentos
José Melo tem mais simpatizantes entre os eleitores do Amazonas que possuem ensino Superior, segmento em que tem 56% das intenções de voto. Já Eduardo Braga tem melhor desempenho entre os menos escolarizados (aqueles que cursaram até a 4ª série do ensino Fundamental), com 51% das menções.
Intenção de voto espontânea
Quando se pergunta a intenção de voto sem a apresentação do disco com os nomes dos dois candidatos, José Melo é lembrado por 45% dos eleitores entrevistados, ao passo que Eduardo Braga aparece com 41% das menções. Aqueles com a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 4% e 9% dos eleitores amazonenses se dizem indecisos quanto em quem votar.
Expectativa de vitória
Tanto o atual governador, quanto o candidato do PMDB aparecem com o mesmo percentual de menções quando perguntado sobre quem sairá vitorioso nas próximas eleições, independentemente das intenções de voto – 43% cada um. Aqueles que não sabem ou não responderam são 14%
Intenção de voto para presidente
No Amazonas, a presidente Dilma (PT) tem 55% das intenções de voto e o candidato do PSDB, Aécio Neves, 38% das menções. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 3% e os indecisos são 4%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, a presidente Dilma tem 59% das intenções de voto, contra 41% das menções de Aécio entre os eleitores do Amazonas.
Avaliação da atual administração
A administração de Jose Melo à frente do governo do Amazonas é considerada ótima/boa por 52% dos entrevistados (eram 44% em 12 de setembro), regular por 29% e ruim/péssima por 12%. A forma como Melo vem administrando o Amazonas é aprovada por 61% e desaprovada por 28% (no levantamento de 12 setembro esses percentuais eram 55% e 28%, respectivamente).