Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, a pedido da Rede Amazônica, após o primeiro turno das eleições, o pedetista Waldez lidera a disputa pelo governo do Estado com 58% das intenções de voto. O atual governador e candidato à reeleição, Camilo Capiberibe, tem 30% das menções. Pretendem votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados e outros 5% não sabem ou preferem não opinar.
VOTOS VÁLIDOS: WALDEZ 66% X CAMILO CAPIBERIBE 34%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Waldez tem 66% das intenções de voto, enquanto Camilo Capiberibe tem 34%.
Destaque por segmentos
Nota-se que Waldez se destaca positivamente sobretudo entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo (70%) e os que têm instrução entre a 5ª e a 8º série (66%). Já Camilo Capiberibe tem mais simpatizantes entre aqueles com ensino superior (40%) e os que têm entre 45 e 54 anos (36%).
Intenção de voto espontânea
Quando perguntada qual a intenção de voto dos entrevistados sem a apresentação do disco com o nome dos candidatos, o pedetista é citado por 56% dos eleitores, enquanto o pessebista é lembrado por 27%. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto são 7%, enquanto 9% não citam espontaneamente um candidato.
Expectativa de vitória
A maioria do eleitorado do Amapá (61%) acredita em uma vitória de Waldez no próximo dia 26. Os que creem na reeleição de Camilo Capiberibe somam 26% e outros 13% não sabem ou preferem não opinar.
Intenção de voto para presidente
No Amapá, a candidata petista Dilma lidera a disputa presidencial com 57% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) é mencionado por 36% dos eleitores. Declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto 3% dos entrevistados e 4% estão indecisos. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Dilma tem 61% das intenções de voto contra 39% das menções a Aécio Neves.
Avaliação da atual administração
A avaliação da administração do governador Camilo Capiberibe melhora em relação à pesquisa divulgada em 12 de setembro, ocasião em que a informação foi coletada pela última vez, embora ainda seja preponderantemente negativa. Aqueles que classificam a administração como ruim ou péssima passam de 60% para 45% dos entrevistados. Consideram-na como regular 29% dos eleitores contra 22% registrados na pesquisa de setembro. Para 23% ela é ótima ou boa, crescimento de sete pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior. A maneira como Capiberibe administra o Estado é desaprovada por 58% (eram 76%) e aprovada por 34% (contra 18% na pesquisa anterior).
|
Selecione uma Pasta de Trabalho
|
|
|
|
|
|
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob registro nº AP-00017/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-01110/2014.
Data de Publicação:18/10/2014
Detalhes