Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 José Ivo Sartori mantém-se na liderança na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul neste segundo turno

21/10/2014

​A segunda pesquisa realizada no Rio Grande do Sul pelo IBOPE Inteligência em parceria com o Grupo RBS, após o primeiro turno, mostra o candidato José Ivo Sartori (PMDB) à frente na disputa pelo governo do estado com 53% das intenções de voto (eram 52% no levantamento anterior). O candidato à reeleição Tarso Genro (PT) oscila positivamente 3 pontos percentuais (p.p.) e tem agora 37% das menções. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7% e os indecisos 3%.
 
 VOTOS VÁLIDOS: JOSÉ IVO SARTORI 59% X TARSO GENRO 41%
Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Sartori oscila negativamente 1 p.p. e obtém 59% das intenções de voto, enquanto Tarso oscila 1 p.p. para mais e atinge 41% das menções. Se as eleições fossem hoje, portanto, o peemedebista seria eleito o novo governador do Rio Grande do Sul.
 
Destaque por segmentos
Sartori tem mais simpatizantes entre os eleitores com superior completo (63% dos votos totais e 68% dos votos válidos). Sua intenção de voto cresce no grupo de 55 anos ou mais (vai de 52% para 58% dos votos totatis | 64% dos válidos) e entre eleitores com renda superior a 5 salários mínimos (vai de 57% para 61% dos votos totais | 67% dos votos válidos). Por sua vez, Tarso Genro destaca-se entre eleitores com idade entre 35 e 44 anos (40% dos votos totais e 44% dos votos válidos) enquanto os mais escolarizados demonstram-se menos propensos a votar no petista (29% dos votos totais e 32% dos votos válidos).
 
Intenção de voto espontânea
Quando não é apresentado aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos, Sartori é lembrado por metade deles (50%, eram 46% na última pesquisa) e Tarso é mencionado por 32% dos eleitores, 1 p.p. a mais do que na rodada anterior. Nesta pergunta, 7% dos eleitores declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 11% preferem não opinar a respeito.
 
Expectativa de vitória
Mais da metade dos eleitores gaúchos (58%) creem que José Ivo Sartori será o próximo governador do estado (5 p.p. a mais do que no último levantamento). Os que acreditam em uma vitória do candidato petista totalizam agora 30% das respostas (eram 33% anteriormente), enquanto 12% não sabem ou preferem não responder.
 
Intenção de voto para presidente
Na disputa pela presidência, Aécio Neves (PSDB) tem 48% (eram 44% na última pesquisa), enquanto Dilma (PT) oscila 1 p.p. para menos e tem agora 42% das intenções de voto no Rio Grande do Sul. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto são 7% dos entrevistados e os indecisos somam 3%.
 
Levando-se em conta apenas os votos válidos, Aécio oscila positivamente 2 p.p. e aparece com 53% das menções e Dilma oscila 2 p.p. para menos e tem agora 47%.
 
Avaliação da atual administração
Não há variações significativas na avaliação do governo de Tarso Genro. O percentual de eleitores que avaliam sua administração de forma positiva (ótima ou boa) oscila de 35% na última pesquisa para 38% na atual (eram 33% em setembro); os que a consideram como regular mantêm-se em 34% (eram 40% no levantamento de setembro) e a mesma proporção observada na última pesquisa (25%) avaliam como ruim ou péssima sua administração (eram 23% em setembro).

A aprovação de seu governo cresce 2 p.p e atinge 47% (havia caído de 50% em setembro para 45% no início de outubro), enquanto a desaprovação permanece em 45% das menções.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela RBS Participações S.A.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob registro nº RS-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-01149/2014.
Data de Publicação:22/10/2014