Pesquisas Eleitorais

 
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COMO ENTENDER UMA PESQUISA NO CONTEXTO ELEITORAL
As pesquisas devem ser avaliadas dentro do processo eleitoral. Como a pesquisa é um retrato do momento, seus resultados têm de ser tratados como uma fonte a mais de evidência no contexto analisado. Os dados devem sempre ser avaliados à luz da experiência, do bom senso e de outras informações pertinentes ao processo eleitoral.

É preciso também ter sempre claro que as pesquisas não são infalíveis, pois seus resultados não representam números exatos, mas sim estimativas. Como estimativa, a pesquisa é uma ferramenta importante porque permite que seja conhecida, por meio de amostras estatísticas, a opinião do conjunto da sociedade.

Perecibilidade e volatilidade da pesquisa 
A variação da opinião pública determina a perecibilidade das pesquisas. Como a opinião pública é dinâmica e responde aos estímulos que recebe, é sujeita a influências variadas - campanha, fatos inesperados, debates etc. Portanto, não se pode considerar os resultados de uma pesquisa feita uma semana antes da eleição como se fosse o prognóstico eleitoral.

Analisando eleições recentes, podemos encontrar diversos resultados que mudaram significativamente de um dia para o outro. Com frequência, as viradas acontecem nos últimos dias que antecedem a eleição. Portanto, as pesquisas devem sempre ser inseridas no contexto na qual foram realizadas.